Monday, March 25, 2019

História do Partido


O Partido Trabalhista Português (PTP), é um partido político português de Centro-esquerda.
Foi aprovado pelo Tribunal Constitucional de Portugal em 1 de julho de 2009 após o requerimento submetido a 16 de junho de 2009.
Existiram anteriormente pelos menos três partidos com denominações semelhantes: o Partido Trabalhista (1947), organização clandestina que tinha como secretário-geral o advogado Castanheira Lobo; o Partido Trabalhista Democrático Português (PTDP), anunciado em 3 de maio de 1974, o qual não se chegou a legalizar; e o Partido Trabalhista, fundado em 1979, todos entretanto extintos.
No dia 16 de junho de 2009, pelas 10:30h, deu entrada no Tribunal Constitucional o requerimento, devidamente instruído da constituição do PTP - Partido Trabalhista Português.
O Manifesto que presidiu à constituição do PTP radica nas exigências formuladas por inúmeros cidadãos eleitores relativas ao estado da Justiça, Segurança, Emprego, Ensino, Saúde, etc., sendo evidente que as políticas recentes não têm dado a satisfação esperada, adequada e bastante a tais reivindicações.
Trata-se de um partido que se posiciona no Centro Esquerda, renovador, que,, num clima de tolerância, aposta no diálogo construtivo, não alinhado em percursos fraturantes da sociedade.
Segundo o site do Tribunal Constitucional, no dia 1 de julho de 2009 foi reconhecido como partido político em Portugal. 
Segundo o tribunal, depois de analisados os estatutos, manifesto e declaração de princípios "não resulta que o partido tenha índole ou âmbito regional" e não se indicia que os seus estatutos não respeitem a proibição de "partidos políticos armados, de tipo militar, militarizados ou paramilitares, partidos racistas ou que perfilhem ideologia fascista".
Em março de 2011, José Manuel Coelho e João Paulo Gomes aderem ao PTP.
Em 2015, o PTP concorre às eleições legislativas coligado com o MAS sob a chancela do movimento AGIR, levando Joana Amaral Dias ao cargo de secretária-geral do partido. 


No comments:

Post a Comment